Você caiu no Golpe do INSS? Saiba como se proteger e reverter essa situação…

Entre 2016 e maio de 2024, aproximadamente R$ 6,3 bilhões foram descontados irregularmente de aposentados e pensionistas pela INSS. Foi descoberto que assinaturas eletrônicas falsificadas e ausência de biometria foram usadas para autorizar os descontos, violando normas legais e regulatórias. Estudos indicam que até 9 milhões de beneficiários podem ter sido afetados.

 

Como o beneficiário pode se proteger e buscar ressarcimento?

 

  1. Verifique seu extrato no Meu INSS

Acesse o site ou app meu INSS com CPF e senha Gov.br e confira o Extrato de Pagamento, identificando descontos com a descrição “associação”, “sindicato” ou entidades desconhecidas.

 

  1. Solicite contestação ou cancelamento imediato

Se houver desconto ilegal, você pode registrar um pedido pelo próprio Meu INSS (sessão “contestação de descontos” ou “excluir mensalidade”) ou ligar para o Disque 135.

 

  1. Denuncie formalmente

Registre um boletim de ocorrência, comunique a Ouvidoria do INSS ou a CGU, sempre informando nome da entidade, valor e datas dos descontos.

 

  1. Procuro ajuda de um profissional.

Demandas judiciais podem ser apresentadas buscando o ressarcimento dobrado do valor descontados, além de indenização a título de dano moral, conforme previsão legal do Código de Defesa do Consumidor.

 

  1. Proteja-se dos golpes durante o processo

Golpistas têm se aproveitado do tema para enviar links falsos, perfis falsos e mensagens via WhatsApp ou redes sociais.

 

 

Precisa de um advogado? Entre em contato conosco: 
contato@tfadvogados.adv.br ou (41) 3018.2488 /(41) 3023.4103 /(41) 3015-3043

Mais
artigos